Fatos curiosos sobre o Android que você não sabia

Tempo de leitura: 3 minutos

O que parecia um simples sistema operacional em um concorridíssimo mercado de smartphones, na verdade, acabou surpreendendo a todos com o altíssimo nível de aceitação do público. Mais tarde, o robozinho tornaria-se um dos maiores trunfos da Google, sua desenvolvedora e, hoje, realmente é o maior sistema operacional de smartphones e tablets do mundo.

O lançamento oficial do Android aconteceu no dia 23 de setembro de 2008 com o aparelho T Mobile G1, também conhecido por HTC Dream. Para você ter uma ideia, esse aparelho nos dias de hoje mesmo após 6 anos de seu lançamento ainda é capaz de executar uma das versões mais recentes do sistema da Google, o Jelly Bean.

Fatos curiosos sobre o Android que você não sabia

Para ser hoje o maior sistema para smartphones e tablets do mundo o Android passou por muitas coisas boas e ruins, porém vamos nos ater apenas aos fatos curiosos mais interessantes sobre o robozinho da Google e que, provavelmente, você ainda não fazia nem ideia!

Versões em ordem alfabética

Se você ainda não sabia, vai saber agora! Em um período da história a Google resolveu que as novas versões do Android deveriam ter o nome de um doce, o que foi considerado por muitos uma tacada genial, afinal, próximo de novos lançamentos o público e a mídia vão a loucura tentando adivinhar o próximo nome de doce.

Pra coisa ficar organizada a Google decidiu que as versões seguiriam os nomes em ordem alfabética, então tudo começou a partir da letra C, sendo então o primeiro sistema chamado Cupcake. Depois dele vieram Donut, Eclair, Froyo, Ginger Bread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow, Nougat e Oreo.

Feito para fotos?

Atualmente existem alguns modelos de câmeras fotográficas equipadas com Android adaptado especificamente para elas, porém o sistema é, definitivamente, focado nos smartphones e tablets. O que muitos não sabem, entretanto, é que o criador do Android, Andy Rubin, havia desenvolvido esse sistema para ser uma plataforma que equipasse câmeras digitais.

Pode até não ter acontecido como o criador esperava, mas não há como negar que existem centenas de milhares de fotografias espalhadas por toda a internet que foram capturas pelo robizinho, ou seja, no final das contas Andy Rubin não errou tão longe em suas previsões.

O rejeitado do grupo

Quem poderia imaginar na época de seu lançamento que o Android se transformaria no gigante que é hoje? Seus concorrentes, definitivamente, nunca pensaram nisso, afinal, quando ainda estava engatinhando o robozinho da Google foi ignorado como uma ameaça em potencial pelos concorrentes Symbian, BlackBerry, Palm e Windows Mobile.

Parece que o jogo virou, não é mesmo? Hoje o Android é o maior sistema operacional para portáteis do mundo e, ironicamente, se tornou o maior do grupo. Tão grande que em um futuro mundo distante ainda é difícil imaginar um concorrente que se levante na mesma altura.

Qualquer um pode desenvolver apps para Android!

Quando eu digo “qualquer um pode desenvolver apps para Android” estou me referindo aos que tem e aos que não tem condições de pagarem um plano anual para poderem desenvolver aplicativos para Android, como acontece com os desenvolvedores de apps para iOS.

A Google garante que nunca cobrara um tostão sequer dos usuários que queiram desenvolver jogos e aplicativos de um modo geral para Android. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais o sistema da Google possua os melhores aplicativos do mercado!

E então, conhecia alguns desses fatos curiosos? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *