Por que o Android fica lento com o tempo de uso?

Você tem um smartphone com Android instalado? Se sim, provavelmente já percebeu que com o passar do tempo algumas funções começam a travar sem razão aparente, não é mesmo? E também deve estar se perguntando Por que o Android fica lento, certo? Primeiramente, fique tranquilo, você não é o único a passar por isso! Esse tipo de problema é recorrente em mais da metade dos donos de aparelhos com Android, principalmente quando se trata de celulares mais antigos, com menos memória RAM e, portanto, menos preparados para receberem os aplicativos da atualidade.

Diferente da Apple que desenvolve o seu sistema iOS exclusivamente para iPhones e iPads, o Android é um sistema muito mais amplo e que atualmente está em uso em centenas de milhares de smartphones diferentes pelo mundo e, pra piorar a situação, não está instalado em sua versão mais pura, mas na verdade com diversas modificações feitas pelas fabricantes de celulares como Motorola, Samsung, Asus, Sony, HTC, Hauwei, entre outras, por isso o Android fica lento conforme o tempo de uso

Por que o Android fica lento com o tempo de uso?

Juntando o fator de que essas empresas realizam diversas modificações no Android que está instalado em seu smart agora, mais o fator de que o hardware do seu aparelho se desgasta com uso e, não menos importante, o fator de que aplicativos mal desenvolvidos e lixos digitais são sinônimo de lerdeza na certa, o seu aparelho, definitivamente, está ficando lento e você precisa tomar algumas medidas para reverter esse problema!

Android fica lento com acúmulo de arquivos e apps desnecessários

Você sabia que nós podemos comparar o comportamento do Android com uma mala de viagem? Pois é, internamente o Android e uma mala podem ter muitas coisas em comum, principalmente no que se diz respeito a organização. Vejamos: quando você arruma uma mala e coloca poucas coisas dentro dela fica muito fácil encontrar o que está precisando, certo? Mas, quando a mala está muito cheia e você procura algo específico, consequentemente acaba desorganizando as coisas e perdendo um certo tempo pra achar, não é mesmo? Dá mesma forma isso também acontece com o Android, sabia?

Android fica lento por Acúmulo de coisas desnecessárias

Quando você tem muitos documentos espalhados que não utiliza ou aplicativos desnecessários que já não são abertos há um bom tempo, o Android fica lento e acaba levando um pouco mais de tempo para encontrar o arquivo que você precisa e, em alguns casos, retorna mensagens de erro. Isso é o que chamamos de lixo digital e eles podem influenciar bastante o tempo de resposta do seu Android, portanto, sempre que possível faça uma limpeza em seu Android ou transfira suas fotos e documentos importantes para um pasta do seu computador ou pen drive, pois isso já será o suficiente para dar um fôlego a mais ao seu aparelho!

Seu Android fica lento com frequência? Instale o CCleaner!

Fazer uma limpeza, como mencionamos acima, pode ser uma solução prática e rápida para melhorar o desempenho do seu celular e evitar alguns travamentos, mas isso só é possível com 100% de eficácia se você instalar o aplicativo CCleaner, pois ele foi desenvolvido exclusivamente para eliminar o acúmulo de arquivos desnecessários e, não menos importante, desinstalar aplicativos que já não são mais úteis para você. Para baixá-lo em seu Android agora, clique aqui.

Android fica lento com muitos dados em cache

Se você tem o costume de navegar entre sites de notícias, séries e filmes, esportes, saúde ou de quaisquer outros tipos de assuntos, o seu navegador de internet acaba, automaticamente, gravando os dados de cada um deles para que em um futuro próximo quando você os visitar novamente, o carregamento das páginas aconteça muito mais rapidamente. Isso é o que chamamos de dados de cache e eles podem ser cada vez maiores conforme a quantidade de vezes e sites que você acessa, portanto, é essencial uma limpeza periódica.

Android fica lento com muitos arquivos em cache

Como vocês podem ver na imagem acima os dados em cache do meu Android estão ocupando 1,15 GB de espaço na memória do meu celular, ou seja, algo muito grande e que pode ficar ainda maior, portanto a limpeza é mais do que necessária e eu assim o fiz. Para você limpar os seus dados em cache, basta acessar o menu “Configurações” e, em seguida, “Armazenamento”. Uma vez que você esteja dentro da opção Armazenamento, basta procurar “Dados em cache” e clicar em cima dele, então aparecerá a mesma mensagem da imagem acima: “Isso pagará os em cache de todos os apps”, então é só clicar em Ok.

Quando o Android fica lento, é necessário formatar?

Quando Android fica lento o procedimento não é, necessariamente, formatá-lo, mas sim seguir primeiramente as dicas citadas anteriormente. Uma formatação só será verdadeiramente necessária quando você já não conseguir mais navegar entre as funções do sistema devido aos constantes travamentos e mensagens de erro. Por acaso, você já se encontra nessa situação? Então, o procedimento para formatar o seu Android é muito simples e não requer nenhum conhecimento técnico!

Quando Android fica lento é necessário formatar

Tudo o que você precisará fazer está ilustrado na imagem acima! Para chegar até essas opções, basta acessar “Configurações”, em seguida encontrar a opção “Fazer backup e redefinir”, depois “Restaurar dados de fábrica” e, por último, “RESTAURAR TELEFONE”Mas, lembre-se: esse procedimento apagará todas as configurações, dados do sistema e apps, apps baixados, músicas, fotos, vídeos e diversos outros arquivos, portanto, se não quiser perder nada disso, faça um backup!

Você conhece algumas das maiores curiosidades sobre o Android? Ainda não, e que tal acessar nossa matéria Fatos curiosos sobre o Android que você não sabia? Preparamos um conteúdo muito bacana e você com certeza irá adorar!

E aí, o que achou de tudo isso? Foi útil para você? Bom, o importante é que tudo o que foi dito realmente pode melhorar a velocidade do seu Android, mas se você tiver alguma outra sugestão, envie seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *