Como ser motorista do Uber? Requisitos

“Se nada der certo é só virar Uber” é uma frase que tem circulado com uma frequência cada vez maior nas redes sociais. Pode até ser uma verdade, mas começar a trabalhar de Uber também pode ser uma alternativa ao desemprego ou apenas para complementar a renda, entre outras coisas. Mediante a essa chance de ganhar dinheiro de uma forma autônoma muitos tem se perguntado: Como ser motorista do Uber?

Como ser motorista do Uber?

Para ser um motorista Uber é preciso, primeiramente, atender alguns requisitos básicos. Se o seu perfil de motorista estiver dentro desses requisitos, então você poderá fazer o seu cadastro e aguardar até que o mesmo seja liberado. É importa salientar que até mesmo motoristas que tenham um perfil qualificado para se tornar um parceiro Uber pode ter o cadastro recusado devido a outros fatores, isto é, se a sua cidade ainda não conta com os serviços da Uber, por exemplo, então é muito provável que o seu cadastro fique congelado até o dia em que ela inicie as atividades na sua cidade.

Também pode acontecer de você ter um carro com documentação em dia para trabalhar, possuir mais de 21 anos, porém sua habilitação ser provisória, isto é, com menos de 12 meses desde que você emitida pela primeira vez. Nessas circunstâncias não há o que fazer a não ser esperar completar 12 meses e emitir a via definitiva.

Como ser motorista do Uber?

Afinal, como ser motorista do Uber? Bom, existem duas formas! A primeira é fazendo um cadastro pelo aplicativo Uber Driver disponível no Play Store e Apple Store, a segunda forma é fazendo o cadastro pelo site oficial da Uber. Ambas as formas são válidas e o tempo de espera para aprovação do cadastro pode ser mais rápido ou demorado a depender, exclusivamente, do perfil de cada motorista.

O perfil dos motoristas são traçados de acordo com as informações coletadas pelo sistema da Uber em órgãos públicos através dos documentos que são enviados pelos mesmos, ou seja, as informações da sua CNH e do seu Atestado de Antecedentes Criminais são confrontadas com as informações armazenadas nos bancos de dados do Detran e da Policia Federal para garantir que sejam válidos e estejam em concordância com as regras da Uber. A propósito, que regras são essas? São duas, veja:

  • Sua CNH deve ser DEFINITIVA e constar a observação “Exerce Atividade Remunerada”
  • Não podem existir registros em seu Atestado de Antecedentes Criminais

Ainda falando sobre como ser motorista do Uber precisamos lembrá-lo de que existem mais algumas regrinhas fundamentais para qualquer um que queira ganhar dinheiro trabalhando com seu próprio carro ou um alugado. Portanto, vejamos também nos itens abaixo quais são essas regras:

  • Idade mínima: 21 anos
  • Precisa ter um carro próprio ou alugado ano/modelo 2008 ou superior;
  • Deve morar em uma cidade onde a Uber está em atividade.

Com relação a idade mínima: existe um mistério por parte da Uber, pois embora na teoria seja obrigatório ter ao menos 21 anos, na prática existem centenas de motoristas parceiros com 18, 19 e 20 anos que conseguiram ter o cadastro aprovado e hoje trabalham normalmente.

Com relação ao carro: é imprescindível que seu ano de fabricação e modelo sejam do ano 2008 em diante. Ou seja, se o seu carro for 2007 não existe a mínima possibilidade dele ser aceito, mesmo que você considere o estado de conservação dele melhor do que muitos carros mais novos por aí.

Com relação a cidade: a Uber nunca deixou claro se cadastros feitos em cidades não cobridas pelos serviços da empresa podem ser aprovados, no entanto, há muitos relatos na internet de motoristas que aguardam a aprovação de seus cadastros a mais de 30 dias e nada acontece, inclusive, é possível que a maioria não moram em cidades onde a Uber está em atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *